… confira comigo no replay!

Chef Tulio (BH): homenagem aos 100 anos do Galo
Foto: Nélio Rodrigues
Continuando o post de ontem, vou indicar mais alguns bons botecos que homenageiam clubes ou são – pacíficos – pontos de encontro de torcedores de clubes de futebol. Desta vez, abro espaço para outras cidades:
BELO HORIZONTE
Chef Tulio: Dono do melhor boteco da capital mineira segundo os jurados de VEJA Belo Horizonte, o chef Tulio Montenegro criou o prato “100 anos de alegria”, para homenagear o centenário do Clube Atlético Mineiro. Leva peito de frango ao molho de palmito e é servido com arroz negro e vagem na manteiga. Praça Estêvão Lunardi, 23, Horto, tel. (31) 3481-7724.
BUENOS AIRES
El Banderín: Perto do Estádio Monumental de Nuñes, é reduto de torcedores do River Plate. Em dias de jogo do clube, aliás, o horário da casa é prorrogado. Nas paredes há fotos de equipes do passado e pelo menos 400 flâmulas de times do mundo todo – só não me lembro ter visto nenhuma do Boca nem do Corinthians… Para comer, vale pedir um sanduíche de presunto e, para tomar, uma garrafa de Quilmes. Calle Guardia Vieja, 3601, Almagro.
GOIÂNIA
Gloria: A casa que serve o melhor chope da cidade de acordo com o júri de VEJA Goiânia é uma espécie de filial do São Cristóvão, de São Paulo, que pertence aos mesmos donos. Embora a paixão aqui seja pelo Atlético Goianiense, objetos e fotos de outros times revestem todas as paredes do bar. Rua 101, 435, Setor Sul, tel. (62) 3224-9033.
RECIFE
Vagão: Minha amiga Janna, doutora Janna, médica, informa a partir de Recife que este bar é a casa dos torcedores do Náutico. Em dias de jogos, a corrente de fregueses empurra o alvirrubro para a frente, enquanto eles assistem às partidas nos três aparelhos de TV. Rua do Espinheiro, 462, Recife, tel. (81) 3426-5455.
RIO DE JANEIRO
Mofo: Não tem pôsteres nem fotos do clube na parede, nem mesmo elementos da decoração alusivos ao futebol espalhados pelo ambiente. Um dos donos é torcedor fanático do Fluminense e só vai trabalhar vestido com uma camisa do time. Em dias de jogos, torcedores do time das Laranjeiras reúnem-se para assistir as partidas pela tevê. Rua Barão do Flamengo, 35, loja C, Flamengo, tel. (21) 2179-8284.
Siri: Um escudo do Vasco da Gama pintado no casco de um caranguejo exposto atrás do balcão é a declaração de amor do boteco à equipe cruzmaltina. Referência na zona Norte por servir bons petiscos feitos com frutos do mar, prepara um famoso risoto de camarão. Rua dos Artistas, 2, Vila Isabel, tel. (21) 2208-6165.
SANTOS
Chopp Nicanor: Nicanor Gallego morreu em 1994 – que Deus o tenha em bom lugar – mas a fama de seu bar sobrevive, como ponto de encontro de torcedores do Peixe. Aberto em 1933, teve fregueses ilustres, como o dramaturgo Plínio Marcos e a escritora Patrícia Galvão (a Pagu). Sem contar, é claro, os craques daquele Olimpo que foi o Santos Futebol Clube dos anos 60. Rua Amador Bueno, 39, Centro, tel. (13) 3219-1423.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s