Era uma vez um jardim

Foto: Rogério Albuquerque

Ontem à noite fui a uma despedida de uma amiga na Chácara Santa Cecília. Pouca gente sabe, ou se lembra, mas o bar fica numa área na qual, até 2002, existiu, de fato, uma chácara. Num terreno de cerca de 2 mil metros quadrados, Manuel Lopes Netto, o Bodão, cultivava, em pleno bairro de Pinheiros, a alguns quarteirões da marginal, centenas de mudas de flores e plantas ornamentais.
No fundo do terreno havia um casebre e uma área cimentada. Foi justamente nesse espaçozinho que uns amigos organizaram uma baita festa, em meados do ano 2000. A bagunça terminou lá pelas 5 da manhã, com meia dúzia de resistentes gatos pingados cantando “Nós, gatos, já na nascemos po-obres! Po-rém já nascemos li-ivres!”…
Baladas como essa de alguma forma anteciparam a futura vocação do espaço – para falar a verdade, preferiria que a velha chácara continuasse a existir ali.
Mas veio o bar, no qual os donos tiveram o bom senso de preservar parte da área verde, desenhando belos jardins.
Com pilastras de madeira, teto sem forro e elementos de palha e piaçava compondo a decoração, o ambiente acaba sendo o maior atrativo do lugar.
Um almoço tardio no fim de semana, em família, pode ser um programa mais legal do que uma noitada. Assim é possível perceber as virtudes do paisagismo e da composição do ambiente.
Desde que não se espere muito do chope – a espuma estava com gosto de bebida velha –, apostando na trivial caipirinha, e haja apetite para experimentar um por um os itens do bufê, pode ser uma boa opção de passeio para este feriado. Que tal?
Chácara Santa Cecília. Rua Ferreira de Araújo, 601, Pinheiros, tel. (11) 3034-6251.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s