24 de janeiro

Foto: divulgação

Antes de assistir – finalmente – à sessão de A Vida dos Outros, passei ontem à noite pelo Frevo da Rua Augusta para comer um beirute e tomar um chopinho.
Como sempre, fui atendido pelo mesmo garçom (falha minha, não perguntei o nome dele, mas é um senhor de meia-idade magro, que usa óculos de aros finos).
Como sempre, o mini-beirute tradicional estava ótimo.
Como sempre, o sabor, o amarelo e a textura oleosa das batatas fritas lembraram as da minha avó.
Como sempre, havia um grupo de velhinhos tomando um chope apenas, dividindo romanticamente um beirute ao meio – eram dois casais, um de cada lado da mesa – e lembrando de como a Augusta era charmosa, antes da mundrungagem que circula pela vizinhança hoje.
Como sempre, havia também um artista, numa boa, fingindo-se de anônimo – desta vez era a Beatriz Segall, entre amigas.
E, como sempre, o chope estava muito bom, acima da média. Acho que já foi melhor, sobretudo quando ainda a Ambev abastecia a casa com o chope Antarctica.
O Brahma que é servido ali ainda está entre os grandes da cidade, mas perde para o de outros lugares – dias atrás escrevi que ele estaria no meu pódio. E ainda está, mas no degrauzinho mais baixo. A espuma, por exemplo, era mais cremosa e o líquido já foi um pouquinho mais amargo (vai ver, a viúva, a chopeira resolveu rebelar-se ad infinitum).
A troca da Antarctica pela Brahma talvez tenha sido a mudança mais significativa ao longo dos 52 anos do Frevo. A cara e a atmosfera antigas, felizmente, são as de sempre e assim, espero, devem permanecer pelo menos até que eu faça parte, quem sabe, de um grupo como esse de quatro parágrafos acima.
Na véspera do aniversário da minha cidade, fiz um dos programas paulistanos mais comuns. Mas que, para mim, é tão perfeito quanto pizza com guaraná, domingo com futebol ou mandioca com carne-seca: o cinema com Frevinho foi a minha maneira de desejar feliz aniversário para São Paulo.
Frevo. Rua Augusta, 1 563, Cerqueira César, tel. (11) 3284-7622. Rua Oscar Freire, 603, Jardim Paulista, tel. (11) 3082-3434. Shopping Iguatemi, tel. (11) 3816-3194.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s