Portuguesa, com certeza

Dias atrás fui ao Bar do Magrão, no Ipiranga. O Magrão, o dono, por si só, merece uma crônica. É uma figuraça. É roqueiro e devoto do próprio negócio que montou. Está no bar todos os dias, dividindo com a mulher o comando da casa.

Ao passar pela geladeira em que ele armazena os bons rótulos de cerveja que vende, bati o olho numa garrafinha de Sagres, a loira de marca portuguesa.

Na hora, bateu uma nostalgia de Lisboa, cidade em que estive dois anos atrás. Passei poucos mas maravilhosos dias em Lisboa. Fiquei hospedado num hotel espetacular, de frente para o Tejo. Lembro-me que, quando olhava para aquele belo rio, tinha a impressão de que do outro lado da margem, avistaria o Brasil.

Bom, voltando a Sagres, tomei uma garrafa, que me foi servida na temperatura ideal, num copo muito bacana. É uma cerveja lager (de baixa fermentação), do tipo pilsen, como as mais comuns que temos aqui. É um pouco mais encorpada que essas – tem 5.0% de álcool – e em seu processo de fabricação são utilizados cereais não-maltados, o que não prejudica seu agradável amargor.

Sinceramente, não sabia que estava sendo importada para cá. No contra-rótulo, verifiquei que chega ao Brasil pela Adega Alentejana (http://www.alentejana.com.br/). No momento, não há nenhuma em estoque, mas o próximo carregamento deve chegar em março. Na importadora, cada garrafa sai a R$ 4,60.

Enquanto o novo lote não vem, vale a pena dar um pulo ao Ipiranga para garantir as últimas garrafinhas à venda no Bar do Magrão, ou experimentar as outras boas cervejas importadas à venda no boteco.

Bar do Magrão. Rua Agostinho Gomes, 2988, Ipiranga, tel. (11) 6161-6649.

PS: prometo, em breve indicarei bons bares para experimentar cervejas diferentes

3 thoughts on “Portuguesa, com certeza

  1. hummm deu vontade de tomar AGORA uma Sagres. Sobre cervejas diferentes, o cardápio da Tortula tem opções de vários países. Ainda tem uma prateleira grande com todas elas expostas. Chega a dar vertigem.

    Like

  2. Adoro ver a cerveja sendo tratada como deve. Como mestre cervejeiro faço sempre que posso apologia à cerveja de qualidade. Tomada com moderação a cerveja é a melhor companhia para qualquer prato, seja ele super elaborado ou apenas um tira gosto. A Sagres é um belo exemplo.

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s