Não hesito em reafirmar que a iniciativa foi uma bem-vinda abertura de fronteiras entre os mundos da baixa gastronomia (representado pelo boteco em questão) e o da gastronomia refinada, no caso, o dos vinhos.
Como bem notou uma leitora deste blog num post que fiz na semana passada, a harmonia entre vinhos e comida de boteco não é nenhuma novidade, ao menos em países como Itália, França, Espanha e, até mesmo, na Argentina.
Lembro-me que em 2004, quando estive em Buenos Aires, fiquei impressionado com o fato de que uma taça de um bom vinho era mais barata do que uma garrafa de una gaseosa (um refrigerante).
Por que o mesmo não acontece aqui? Os corações e as mentes dos empresários do setor ainda precisam mudar bastante já que, muitas vezes, paga-se mais em um bar por uma garrafa de um vinho em geral medíocre do que em um restaurante que tem sommelier, adega climatizada e copos adequados.
As casas do grupo Rubaiyat, o Varanda Grill e até mesmo o Totò, entre outros exemplos de restaurante, cobram por uma garrafa quase que o preço que pagam na importadora. Ganham pouco por rolha, mas lucram no cardápio e ainda difundem o gosto pelo bom vinho.
E o “maior de idade” Jacaré segue na mesma direção. Depois de montar a carta de vinhos, o enófilo Ricardo Bohn Gonçalves volta à casa para fazer a harmonização entre vinhos e comida de boteco.
Na terça, 11, e na quinta, 13, às 20 horas, o jantar-degustação conduzido por Bohn Gonçalves terá duas entradas (pasteizinhos e a lingüiça com molho de maracaujá), dois pratos (carré de cordeiro e picanha) e uma sobremesa (pudim de leite). Cada um desses itens será acompanhado por um vinho diferente.
Para se inscrever é preciso telefonar para (11) 3676-1781 e pagar R$ 105,00. O valor inclui também água e serviço.
Prezado Miguel,Tenho lido sua coluna de Brasília e feito boas anotações de bares para visitar em SP numa próxima oportunidade. Sobre a questão dos vinhos em bares concordo em gênero, número e grau com suas observações. Temos que educar e combater os preconcentos contra os vinhos que donos de bares e de alguns restaurantes em todo o Brasil ainda insistem em manter. Parabéns ao Jacaré pela ótima iniciativa de oferecer bons vinhos aos clientes com preços razoáveis!Abraço,Marco Paulo CarvalhoBrasilia/DF
LikeLike
Miguel, vamos torcer para a degustação do Bohn ser um sucesso. beijo, Sofia
LikeLike