Seis bolinhos de bacalhau e uma chipa


Aqui vão seis dicas de lugares que preparam excelentes bolinhos. Se eu estivesse por aqui no feriado, certamente iria a algum deles. Acontece que vou voar para o Paraguai, para me refestelar de chipa, feita pela minha vó Nena. E o endereço dela, não passo não.

Academia da Gula – moldado na colher pela turma de Dona Rosa, a anfitriã, o bolinho é miúdo, para ser comido de uma vez só.
Rua Caravelas, 374, Vila Mariana, tel. (11) 5572-2571.

Bar do Luiz Fernandes – redondinho, feito pela Dona Idalina, mulher do Luiz, divide a preferência da freguesia com o bolinho de carne. Ótimo.
Rua Augusto Tolle, 610, Mandaqui, tel. (11) 6976-3556.

Cais do Porto Adega – na verdade, a patanisca não é um bolinho, mas leva bacalhau na receita. Sem problemas: se você for lá neste fim de semana ouvir o fado ao vivo, vai comer tantas quanto conseguir.
Rua Comendador Nestor Pereira, 33, portão 3 (Associação Portuguesa de Desportos), Pari, tel. (11) 3228-2627.

Del Mar – também pequeno, do tamanho de meio dedinho, é o acompanhamento perfeito para o ótimo chope da casa.
Rua dos Andradas, 161, Santa Ifigênia, tel. (11) 3222-8600.

Léo – não tem a mesma fama do chope, mas deveria. Na minha opinião é o melhor bolinho de bacalhau de São Paulo, servido apenas às quartas e sábados.
Rua Aurora, 100, Santa Ifigênia, tel. (11) 3221-0247.

Casa Santos – orgulho do Pari, este restaurante cinqüentão costuma ter fila nos fins de semana. É justo, pois o bolinho é uma delícia.
Rua Conselheiro Dantas, 92, Pari, tel. (11) 3228-5971.

Hasta luego e feliz Páscoa!

5 thoughts on “Seis bolinhos de bacalhau e uma chipa

  1. Morando em São Paulo, recém chegada de Recife. Apreciadora de cerveja. Apresentada ao Bar Léo. Sensacional. Chopp de primeira e bacalhau também de primeira.Frequento aos sábados. É a grande espera da semana. Gostei dos teus posts! Mariana

    Like

  2. Miguel,Uma delícia acompanhar esse blog. Como faço para retomar o contato eletrônico com você? Abraços,Gisele PereiraEquipe Gabinete de Comunicaçãogiselepereirabenedetti@gmail.com

    Like

  3. Miguel, suas indicações são ótimas. Conheço o bar do Luiz e realmente é especial, além do bolinho de bacalhau e de carne, vale a pena conhecer a Surpresa da Dona Idalina e o pastel de camarão que também são demais.

    Like

  4. Legal Miguel, conheço 5 desses endereços, mas oque + gostei foia Delicia Portuguesa do bar do luiz fernandes, que é um bolinho de Arroz Integral c/ bacalhau servido num pratinho cortado ao meio que acompanha alho torrado e azeite.
    É imperdivel, e o nome faz valer seu titulo uma “Delicia”

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s