Em Brasília, 2 da manhã


Como de costume, ou melhor, como está se tornando um, fui conhecer o vencedor entre os botecos ao fim de mais um evento de lançamento das edições de O Melhor da Cidade.

Na quinta passada foi a vez do Beirute, o campeão de Brasília, que ganhou também o prêmio na especialidade Happy Hour. Confesso que cheguei depois da meia-noite, portanto não posso opinar sobre esse segundo quesito.

Quanto a ser um boteco, bacana é perceber as diferenças e semelhanças entre esses que constituem uma verdadeira instituição nacional.

Assim como o Ossip, ao qual visitei no início do mês em Porto Alegre, o Beirute recebe um público que podemos rotular de eclético, alternativo. Convivem ali jovens vestidos com camisetas de banda de rock indie, gays, jornalistas.

Existissem esquinas em Brasília, diria que ele foi aberto no ano de 1966 em uma delas, na Asa Sul.

Tem uma imensa área externa, que abriga cadeiras e mesas de plástico. Nesse espaço foram tramadas campanhas pró-eleições diretas e músicos do Capital Inicial e da Legião Urbana rabiscaram letras de músicas.

Sobre as mesas vêem-se garrafas geladas de Heineken 600 ml – e não de Polar – deixadas por garçons que são conhecidos da freguesia pelo nome. Boa parte da bancada do PT na Câmara Distrital, por exemplo, passa por lá para provar o filé à parmigiana ou o quibeirute servidos pelo Cícero.

Como cheguei já depois da meia-noite, comi o penúltimo quibe, depois de pedi-lo direto no balcão, enquanto tomava a saideira.

Algo que me chamou a atenção no Beirute, porém, foi o fato de que às 2 da manhã havia pouquíssimas mesas ocupadas, ao passo que no Ossip, a essa hora, mal consegui atravessar a multidão que se aglomerava à porta.

Essa brava gente brasiliense queria, certamente, dar exemplo: chegar cedo para trabalhar no dia seguinte, enquanto a turma do congresso… bom, deixa pra lá.

Beirute. 109 Sul, bloco A, loja 2/4, tel. (61) 3244-1717.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s