Macaxeira com charque

Voltar a Recife é sempre uma experiência renovadora. Cheguei à cidade ontem, para participar do evento de lançamento da 11ª edição de Veja Recife – O Melhor da Cidade. Foi uma festa muito bacana, realizada mais uma vez no espaço Arcádia do Paço Alfândega, em pleno Recife Antigo. Fico aqui até domingo e uma dúvida me persegue.

Ainda com muitas bandeiras do Sport hasteadas em sacadas e janelas de apartamentos, Recife não escuta outra coisa, a não ser os preparativos para a festa de São João no interior. Nós do sudeste, sul e centro-oeste não temos vaga idéia de como a região Nordeste vibra durante os festejos. Mobiliza as pessoas quase que como na época de carnaval. Hoje começa o feriado prolongado que se estende até terça-feira. Muita gente se manda para Caruaru, Arcoverde, Gravatá e outros lugares a modo de dançar forró dia e noite. Há quem prefira seguir para as praias, como Porto de Galinhas, apenas para descansar.

Ontem, logo que cheguei, tive uma breve noção de como o São João é forte por aqui. Parei para lanchar um prato de charque com macaxeira cozida na Padaria Boa Viagem, um dos endereços mais antigos da cidade, que serve essa combinação, entre outras opções para o café regional (sim, por aqui há quem coma charque, carne-de-sol, bode guisado em pleno café da manhã). Como a padaria, esse tipo de comida é encontrado em qualquer botequim de esquina por aqui.

Pois bem, enquanto eu aguardava meu pedido, a atendente conversava com uma cliente, que estava toda assanhada com a perspectiva de aproveitar os dias seguintes. A atendente lamentava pois dizia que teria de trabalhar todos os dias do feriado, e que na verdade preferia as festas que misturavam pagode ao forró pé-de-serra. No que a cliente respondeu:

– Pois vá para o arraial de Sítio Trindade, vai ter quadrilha e todo mundo vai estar lá: Dominguinhos, Gonzaguinha…

Pensei comigo: Gonzaguinha deve estar mesmo tirando São João pra dançar um xote. Lá no céu.

PS1: quanto à minha dúvida, não sei se torço para o sol brilhar mais forte – o que vai me fazer ter vontade de descer até Maracaípe e Ponta dos Carneiros, no litoral sul – ou se espero que a temperatura fique mais amena para me mandar a Caruaru.

PS2: enquanto isso, vou rever e conhecer alguns bares da cidade. Logo mais virão alguns posts sobre eles.

Padaria Boa Viagem. Avenida Boa Viagem, 2846, Boa Viagem, Recife, tel. (81) 3326-0006.

1 thought on “Macaxeira com charque

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s