Enquanto a vida de nossos vizinhos bolivianos – para não dizer da de haitinos e cubanos, que nunca tiveram um instante sequer de sossego em sua história – segue cada vez mais difícil, o bar Exquisito!, no bairro da Consolação, a quatro quarteirões da Avenida Paulista, faz sua parte pela, digamos, integração latino-americana.
Um olhar atento sobre o renovado cardápio da casa, à qual voltei numa das frias noites da semana passada, depois de mais de ano, faz supor que, de uma só vez, ele poderia agradar ao paladar de todos o chefes de Estado e diplomatas participantes de uma reunião da Organização dos Estados Americanos (OEA) ou da tal União Sul-americana de Nações (Unasul), ativada para tentar levar um pouco de paz à Bolívia.
Delícias como o ceviche (pescada branca marinada à moda peruana; na foto), o bolinho caipira (uma receita surgida na região do Vale do Paraíba, no interior de São Paulo, que tem massa de milho e recheio de carne moída) e o chilli com carne (porção tipicamente mexicana que combina feijão com carne moída mais tortilha, guacamole e outros ingredientes) permanecem bem feitas no menu, agora ao lado de petiscos como a porção de lambari empanado e outras opções preparadas com peixes de água doce.
Entre as bebidas, além das gordas garrafas das uruguaias Norteña e Patrícia, há a cerveja argentina Quilmes, rótulos básicos de vinho (Miolo seleção, por exemplo) e uma boa variedade de destilados típicos. São exemplos as cachaças, o pisco (aguardente de uvas, original do Peru), o (sim, no masculino) tequila e o rum, que servem de base também para coquetéis.
Em tempos de conflitos políticos aparentemente insolúveis, faz bem tomar um traguinho num lugar como este para, ao menos, pensar com um pouco de boa vontade em nossas próprias questões existenciais.
Exquisito! Rua Bela Cintra, 532, Consolação, São Paulo, tel. (11) 5632-0101.