O Jobi, numa terça-feira gorda



Deve ter sido no Carnaval de 2002. Fomos apresentados na terça-feira gorda, num fim de tarde que deu praia – e samba.

Não pensem que fui mal-educado ao chegar daquele jeito à porta, já querendo um lugar no salão, de chinelo, bermuda, sunga ainda molhada e camiseta (o banho de mangueira no quiosque no Posto 9 mal serviu para tirar a areia do corpo).


Eu estava numa ansiedade só, afinal de contas acabava de me postar à porta do Jobi (apenas para constar, mais uma vez é eleito o melhor boteco da cidade, segundo o júri de Veja Rio – Comer & Beber 2008/2009). Teria a honra de ser atendido pelo Paiva (o garçom entre os garçons), iria provar os rissoles de camarão, as empadinhas, o chope e, de quebra, dar um tempo, simplesmente um tempo antes de retomar a vida a partir da quarta-feira de cinzas.


Duas ou três horas ali dentro, em meio à algazarra com a turma (ei Tramonta! Ei Alê! Lembram-se do desafio repentista?) e dezenas de copos de chope, empadinhas e rissoles de camarão depois, minha turma se preparava para pedir a conta quando percebeu que uma batucada que vinha lá do fim da rua. Segundo o Jardel, que muito bem nos atendeu (o Paiva estava de folga ou já tinha encerrado o expediente, não me lembro bem), era o “Empurra que Pega”, que vinha trazendo gente Leblon adentro, no que seria a saideira daquele Carnaval que teve até tanque do Exército na rua – não, não era nenhum carro alegórico.


O fato é que de lá para cá, toda vez que vou ao Rio de Janeiro arranjo um jeito de passar por ali para tomar nem que seja dois chopinhos, claro, um haverá de ser pouco, sempre. É como que um pedido de bênção, esse ritual, para desanuviar a cabeça e confortar o coração, já que nenhuma menina do Leblon jamais olhou pra mim.


Jobi. Rua Ataulfo de Paiva, 1166, loja B, Leblon, tel. (21) 2274-0547.


PS: para saber quais são os vencedores da edição Comer & Beber de Veja Rio, que está nas bancas, visite www.vejario.com.br

4 thoughts on “O Jobi, numa terça-feira gorda

  1. ô se lembro dessa visita ao Jobi, Miguelito! Foi também minha primeira passagem por lá. Aliás, foi nesse carnaval no Rio que você também nos apresentou o La Plancha e seu camarão ahillo, na comemoração do meu aniversário! Boas lembranças. E mais um chopp pra todos, por favor.

    Like

  2. Neste ano, passei na segunda-feira no Jobi.No RJ, recomendo o Hippódromo….. lá no Báixo Gávea… aquelas batatas fininhas… o arroz verdinho… o filet… tem tb uns pasteizinhos q putz…. nem me fale..

    Like

  3. Tem coisa melhor que carnaval nos blocos do Rio + Jobi no fim da tarde + garotas e garotos do Leblon?Estou com a pessoa de cima, o Hipódromo no BG tb está cheio de delícias. E também seria injusto não citar o bolinho de camarão do Bracarense!

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s