Escondidinho, esse exibido

Faz tempo que o escondidinho de carne-seca vem saindo do armário, ops, da cozinha dos bares para chegar às mesas em versões feitas com outras matérias-primas. Debaixo daquela cama de purê gratinado, já é possível ver bacalhau, frango, camarão, lingüiça e até lagosta.

Alguns dias atrás estive no Velho Rabo, em Perdizes, bar que foi aberto há uns quatro anos com o nome de Rabo de Galo, bem em frente ao Botequim Bar & Grill, que, aliás, é dos mesmos proprietários.

Pedi uma porção do escondidinho, o tradicional. E não me arrependi. Arrisco dizer que foi o melhor que já comi. Bem gratinado e cremoso, o purê de mandioca tinha um leve sabor de abóbora, com toques de tostado, decorrente do gratin, e picante – o cozinheiro me disse que, sim, havia colocado umas pitadas de pimenta-do-reino e de noz-moscada na mistura. A carne-seca estava bem desfiadinha, temperada e, conforme vim a confirmar, havia sido cozida num caldo de legumes, salsa, cebolinha e coentro.

Servido numa cumbuca de louça branca, o petisco era surpreendentemente leve para o teor de gordura presente naquela porção. E não apresentava aquela acidez típica do excesso de cebola. A seguir, vai uma lista de bons botecos nos quais vale a pena provar o escondidinho:

Bar do Magrão (São Paulo): o purê de batatas que cobre o bacalhau é dos bons, lembra o que sua avó fazia quando você era criança. Rua Agostinho Gomes, 2988, Ipiranga, tel. (11) 2061-6649.

Barxaréu (São Paulo): aqui, o escondidinho de bacalhau é coberto por creme de batata e queijo de coalho gratinado. Um pouco pesado, achei. Rua Joaquim Távora, 1150, Vila Mariana, tel. (11) 5539-2444.

Botequim do Souza (Rio de Janeiro): o botequim anexo ao restaurante Aprazível prepara um escondidinho de carne-seca coberta de batata-baroa e queijo fundido gratinado (foto). Rua Aprazível, 62, Santa Teresa, tel. (21) 2508-9174.

Cação Chopperia (Campinas, SP)): o boteco que faz o melhor salgado da cidade prepara uma dezena de versões de escondidinho. Você arriscaria o de frutos do mar, o de camarão ou o de pernil? Avenida Armando Sales de Oliveira, 55, Taquaral, tel. (19) 3255-7346.

Chopp Haus (Vitória, ES): para acompanhar o chope Saidera, uma marca local, o escondidinho pode ser de camarão ou de lagosta. Avenida Anísio Fernandes Coelho, 21, Jardim da Penha, Vitória, tel. (27) 3225-3490.

Entre amigos – O Bode (Recife, PE): servido em porção individual, o escondidinho de bode é feito com purê de macaxeira e gratinado com queijo. Rua Marquês de Valença, 50, Boa Viagem, (81) 3466-2023.

Genuíno (São Paulo): quase em frente ao Barxaréu, faz um escondidinho de lingüiça calabresa moída coberto por purê de mandioca e gratinado com parmesão. Rua Joaquim Távora, 1217, Vila Mariana, tel. (11) 5083-4040.

Velho Rabo (São Paulo): Rua Caraíbas, 605, Perdizes, tel. (11) 3801-4464.

14 thoughts on “Escondidinho, esse exibido

  1. Bom também é o aparecidinho com purê de mandioca e uma cama feita de fios de batata do Boteco Bezerra, na rua Coriolano, Vila Romana. Para acompanhar uma Kaiser Gold bem gelada vai bem!!!

    Like

  2. Parabéns pelo blog. Acabei de ver a indicação no blog do Becoza e valeu mto a pena cada clique por aqui.Aproveito para indicar um escondidinho aqui no Rio de Janeiro: o do Alambique Carioca na boêmia Tijuca.Beijão e sucesso.

    Like

  3. Seu Icassatti,Experimente o escondidinho do Vila Duca.O “chef” Xavier, tem o cuidado de ao desfiar a carne seca, retirar o máximo de gordura possível, deixando o prato saudável, leve e muito saboroso.Abs.Dona Fachinelli

    Like

  4. Miguel, não sei se vc já teve a oportunidade de conhecer o Aconchego Carioca, um boteco de primeira na Praça da Bandeira. Imperdível o escondidinho de lá! O baião de dois, o camarão na moranga, …

    Like

  5. Fê, minha querida!Lembro que quando estivemos juntos aí no Rio – no fatídico dia em que o São Paulo perdeu para o Flu – você comentou comigo sobre esse bar. Desde já te convido a ser minha hostess da próxima vez, topa?Ah, parabéns pelo blog!

    Like

  6. Miguel, não pode se esquecer do Mocotó (http://www.mocoto.com.br), que ultimamente está sendo a febre da comida nordestina. Tive a oportunidade de saborear o escondidinho de carne seca e é uma delícia. Tirando a fila de espera de quase duas horas, vale muito a pena.

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s