Heinz Eterno

Desde sábado, está nas bancas das cidades do litoral sul de São Paulo a segunda edição de Veja Praia – O Melhor da Baixada Santista.


Pelo segundo ano consecutivo, apontamos os melhores restaurantes, casas de comidinhas e bares de oito cidades: Bertioga, Guarujá, Santos, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.


Mais uma vez, o Heinz é apontado como o dono da melhor happy hour e do melhor chope, na opinião do júri da publicação.


Assim como o santista Edson (o fato de Pelé ter nascido em Três Corações, hão de convir os conterrâneos, é puro capricho divino), ouso dizer que o santista Heinz é um bar eterno.


Por mais reformas por que passe o salão; por mais que as equipes d atendimento e da cozinha sejam renovadas, por mais que pais apresentem a casa aos seus filhos – e estes aos netos – , o bar sempre manterá sua imutável alma boêmia.


Programa imperdível é chegar ali antes das 5 da tarde, em dia de semana, e descolar uma mesinha na varanda. Você verá a casa encher aos poucos, primeiro os aposentados, depois os engenheiros e geólogos da Petrobras, em seguida a turminha de universitárias, até que, antes das 8 da noite, aquela esquina se tornará uma festa.


Há quarenta e seis anos espremido a uma ou duas quadras da orla de Santos, no charmoso bairro do Boqueirão, o boteco é, portanto, programa obrigatório a ser feito por quem desce a Serra do Mar. Sua fama, escrevi certa vez, transcende os limites da cidade.


Não saia dali sem experimentar o salsichão com mostarda escura e molho de cebola. Pesado? É, fazer o quê…


E sempre que o garçom descer à sua mesa um copo de chope – o modelo, que lembra uma taça, chama-se Trianon, é exclusivo da casa; não em lembro de ter visto em outro lugar –, segure-o com a ponta dos dedos pelo pezinho e erga-o acima de sua cabeça, como um dia fez Bellini, antes de dar o primeiro gole.


Será o seu troféu.


Heinz. Rua Lincoln Feliciano, 118, Boqueirão, Santos, tel. (13) 3286-1875.

12 thoughts on “Heinz Eterno

  1. Nâo acho nada demais neste bar! Não sei porque as pessoas gostam dele! Tem pouca opção de aperitivos no cardápio e o chop não tem nada de “maravilhoso”!

    Like

  2. Seu Blog é ótimo, bem escrito, consegue mostrar o que o Brasil tem de melhor em termos de bares, apresenta sempre matérias diferentes e sob um ponto de vista inusitado, que nos leva, a nós leitores, para dentro do bar sob comento. Parabéns! Um pedido, que é também uma sugestão: tem como aumentar o tamanho da letra de seus textos? Um míope de 10 graus como eu tem que usar uma lupa para conseguir ler seus belos textos. muito obrigado!

    Like

  3. Caro Miguel,O Heinz realmente é uma delicia, é um reduto dos santistas. Quem reside fora da cidade (como eu, há vinte em anos em Sampa), nada melhor como ir ao Heinz e poder reencontrar velhos amigos sem precisar marcar nada ou simplesmente ver conhecidos e notar que todo mundo continua alí. O espirito da amizade transcende o excelente chopp e a comida do local. Bobo de quem não sabe aproveitar! Lá você atualiza-se sobre a cidades e as pessoas.AbraçosMiguel Mattara

    Like

  4. Este lugar é maravilhoso. Como diz um dos graçons, frequento lá desde que engatinho. Vou ao lugar há mais de 20 anos. Os garçons são atenciosos e simpáticos e o chopp é nota 1000. O rosbife com salada de batata e o joelho de porco nos dias frios tb são imperdíveis. Sugiro experimentar o molho de cebola que acompanha os pratos, até hoje ainda não consegui descobrir seu segredo.

    Like

  5. Discordo do comentário do primeiro anônimo. O chope do Heinz é muito bom, e com relação aos petiscos a variedade não é muita em razão do cardápio ser da culinária alemã. Por isso eles fornecem salsichão, joelho de porco, chucrute, lombo de porco, aperitivos com rosbife e um maravilhoso molho com cebolas e acho que creme de leite que fica uma delícia no pão preto com salsichão.Convoco a todos para experimentarem essas delícias. Abraço!

    Like

  6. Miguelito, sempre por dentro. Adoro o Heinz e sua mesa principal, o Senadinho, da qual são permanentes a proprietária Darcy e o Betão Bitenca. Em 99, qdo fizemos uma homenagem a este pequeno enorme bar de Santos durante a segunda semana dos clássicos, assisti incrédulo o Betão beber 90 (NOVENTA, ISSO MESMO!) chopp e sair liso, do mesmo jeito que entrou. Onde consigo um exemplar do melhor de Santo? Abs, Edgard

    Like

  7. è isso aí Miguel, um classico da Baixada Santista, é muito bom, casas assim jamais podem ser esquecidas, faz parte da cidade.Boa dica, chopp de primeita qualidade e acompanhamento de pratos alemães ótimo.Valeu. boa dica

    Like

  8. ora, ora, ora, meu bom michael. santos, sempre santos. e você, como sempre, tocando a bola com categoria e erguendo taças tal qual bellini (no futeba também, por júpiter!). de minha parte, preparo um roteiro santista para os próximos dias passando, claro, pelo memorial, heinz, carioca e torto, não necessariamente nessa ordem. e que netuno não me deixe cair em tentações, que são muitas. um forte abraço, meu caro. lima

    Like

  9. Pzados.,

    Concordo que o Heinz é um espetáculo de Choperia Alemã, fui criado com os donos e foi lá que tomei meu primeiro chopp. Frequento até hoje, já são 23 anos. Hoje possuo meu próprio bar no bairro da Pompéia em Santos, chama-se Bodegaia, onde a~maioria das porções são servidas natelha, carnes com mandioca cozida, escondidinho e uma boa variedade de bolinhos, diferente de tudo que já esperimentaram em Santos, além do delicioso chopp brahma e cervejas da AmBev. Convido a todos, vcs não vão se decepicionar.

    Abraços,

    Manoel Gaia

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s