Entre tapas, pinchos e vinhos

Em fevereiro passado, escrevi um texto neste blog (leia aqui) em que contava sobre a turma de degustação de vinhos do qual faço parte. Ali eu dizia que um dos objetivos dessa confraria até então sem nome era o de “descobrir e visitar restaurantes e bares de boa relação preço-qualidade e, nesses lugares, harmonizar a comida da casa com vinho.” Disse também que naquela ocasião, propusemo-nos a ousadia de combinar vinho com comida de boteco.

É mais ou menos isso que vai acontecer durante a degustação “Entre tapas e vinhos”, na próxima terça-feira, 2 de dezembro, no restaurante Baby Beef Rubaiyat da Alameda Santos. Eu digo “mais ou menos” porque, guardadas as devidas diferenças culturais entre os bares de tapas espanhóis e os nossos botecos, podemos dizer que as tapas e os pinchos equivalem aos nossos tradicionais petiscos. Uns e outros devem ser comidos com as mãos, sem frescuras.

A diferença é que na Espanha, na Itália e na Alemanha, por exemplo, podemos encontrar uma quantidade enorme de bares que tenham uma boa e seleta carta de vinhos, que por sua vez são bem armazenados e servidos em copos adequados.

O cardápio desse evento de terça-feira, 2, leva a assinatura de Carlos Valenti, chef do Porto Rubaiyat de Madri. Valenti foi o vencedor do IV Campeonato Espanhol de Pinchos e Tapas, realizado na cidade de Valladolid, região de Ribeira del Duero. Ele vai preparar uma seqüência de treze sugestões, como ceviche de vieiras, ostras com pérolas de gim tônica, bacalhau ao pil pil (foto), codorna com chocolate e leitãozinho confitado.

A escolha dos vinhos está a cargo de um dos maiores especialistas do país, o sãopaulino Mario Telles Junior, vice-presidente da Associação Brasileira de Sommelieres. Telles selecionou um espumante (Ravento’s Gran Reserva), um branco (Vina Tondonia Reserva 89) e três tintos (Allion 2003, La Rioja Alta 904 e Falset-Marçà Verema Tardana Negre 2005).

Até a manhã de hoje ainda existiam vagas em aberto para participar do jantar, que requer um investimento de R$ 230,00 por pessoa. Não é pouco, mas quando é que temos a chance de provar, de uma só vez, vinhos tão bons e com petiscos campeões assim?

Em tempo: meio sem querer, o meu grupo acabou sendo batizado de “Confraria da baixa gastronomia”. Corrijam-me, confrades, por favor, se eu estiver errado.

Baby Beef Rubaiyat. Alameda Santos, 86, Paraíso, tel. (11) 3170-5111.

1 thought on “Entre tapas, pinchos e vinhos

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s