Boa viagem e bons goles


Desde sábado, 31 de janeiro – céus, já estamos em fevereiro! –, o jornalista Horst Kissmann, repórter da revista Prazeres da Mesa (Editora Quatro Capas), está na estrada para uma viagem de certa forma insólita e obstinada.

Ele está aproveitando suas férias para percorrer – de carro e durante 30 dias – 10 mil quilômetros pelo sul do Brasil, e pelas regiões vinícolas de Uruguai, Argentina e Chile (se seu diário de bordo revelar algum achado botequinesco, antecipamos aqui.

Sua idéia é montar uma adega com os melhores rótulos de vinho que encontrar pelo percurso. Nestes primeiros dias, ele vai passar justamente pela região do Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha, onde estão localizados os principais produtores do país. Aguns deles, aliás, costumam receber turistas em suas cantinas.

Neste mês, é possível até participar da vindima. A Pizzato, localizada em Bento Gonçalves, promove um passeio de um dia, que inclui, além da colheita, um almoço com degustação. Custa R$ 120,00 (informações no tel. 51/8186-7386, com Giovana) .

Esta viagem do Horst me fez lembrar de como é bacana fazer um passeio pela região do Vale dos Vinhedos – programa ideal a serdegustado a dois.

Vizinha a Bento Gonçalves está Garibaldi, cidade famosa por seus espumantes, como os da Chandon, que mantém ali a sua cantina (fábrica). Pois em Garibaldi fica também um dos melhores e mais animados bares com música ao vivo do país. Trata-se do Bar Joe (ou bar do Joe), aberto em 1983.

Estive lá em duas oportunidades: 1999, quando aproveitei uma viagem de trabalho pela Playboy a Porto Alegre e estiquei o fim de semana, e em janeiro de 2006.

O Joe tem alma de pub – sobretudo por que recebe boas bandas da região em seu palco – e vários ambientes. Na mais recente visita, notei que foi montado um champanhe bar, com variada carta de espumantes locais. Numa área mais calma, reservada, é a antítese do salão principal, onde o público, geralmente vindo de todas as cidades vizinhas, costuma se cruzar e se paquerar – enquanto boas bandas de pop-rock se apresentam no palco.

Como acontece com todos os bons bares do interior, porém, há os dias “certos” para conhecer o Joe. Desafio a qualquer um a sair de lá sem ter conhecido alguém bacana numa noite de quinta ou de sábado.

Bar Joe. Rua Buarque de Macedo, 3446, Centro, Garibaldi, tel. (54) 3462-2765)

2 thoughts on “Boa viagem e bons goles

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s