O melhor do Vale – ao menos por enquanto


Ao menos até o mês de maio deste ano, quando será lançada a edição Veja Vale & Montanha, o Bar Coronel, em São José dos Campos, continuará sendo o melhor boteco do Vale do Paraíba, já que na versão 2008-2009 da revista os jurados da região o elevaram a essa condição.

Por conta de obrigações profissionais, passei parte do dia de ontem em São José e, claro, fui até esse bar. Instalado numa esquina de frente para o cemitério, já estava lotado já na hora do almoço. Mães com os filhos em uniforme escolar, trabalhadores e grupos de amigos aparentemente sossegados dividiam as mesas do abafado salão.

O cardápio informa que faz sucesso a fraldinha com alho e polenta. Quase pedi uma porção dessas, mas pude ver que no balcão de self-service montado para o almoço havia um pout-pourri de petiscos e comidinhas da casa. Além do mais, era quarta-feira e… tinha feijoada!

A feijoada, na verdade, não me emocionou muito não. Faltou sustança. Gostei do torresminho, ainda que um deles estivesse meio borrachudo. O bolinho de pão me fez lembrar o da minha vó Leonor. Aliás, só ela, pelo que me lembre, se referia ao bolinho de carne como sendo bolinho de pão, já que ela usava miolo para fazer a liga com a carne moída.

O pastel de bacalhau (R$ 4,00) estava uma delícia, com recheio farto, sem exagero. Até o salsichão pareceu ser de boa procedência.

Para beber, tive de recusar uma dosezinha de Primeira Dama Gold, deliciosa cachaça produzida em Patos de Minas (MG). Para mim, uma das melhores do país, já que tem envelhecimento correto em barris, sem gosto exagerado de madeira, e um sabor refinado, que lembra até o de um bom conhaque.

Optei, então, pelo chope Brahma, tirado com capricho, fresco e refrescante. E fiquei me divertindo com as mensagens de quadros pendurados na parede. Um deles, comparando os prós e contras de freqüentar um bar ou uma academia, pergunta: em qual desses lugares você prefere comemorar a vitória do seu time do coração?

Não preciso responder.

Bar Coronel. Rua Francisco Rafael, 298, centro, São José dos Campos, tel. (12) 3921-3141.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s