Se você, leitor deste blog, terá o privilégio de passar o carnaval em Recife e Olinda, saiba que está ao menos uma semana atrasado para a folia.
Por conta do início dos trabalhos da edição especial VEJA Recife – Comer & Beber 2009/2010, estive nas duas cidades no fim de semana passado. E pude ver que Momo já reina por lá há dias.
As duas cidades estão decoradas, o povo só fala em carnaval, carnaval, Sport na Libertadores e carnaval. Ao visitar Olinda, pude relembrar o clima de outras folias que passei por lá. Em Recife, graças a amigos como Emerson, Carlinhos, Eduardo Machado, as Caróis e Cecília, continuo sentindo-me em casa.
Fui à festa do bloco Enquanto Isso na Sala de Justiça, vi o Pitombeiras dos Quatro Cantos puxar o povo pelas ladeiras olindenses e ainda acompanhei diversos grupos de maracatu e frevo pelas ruas do Recife Antigo.
A foto acima, aliás, foi mal tirada por mim ali, enquanto tomava uma cervejinha na noite de segunda-feira, após acompanhar o ensaio de uma orquestra de frevo e antes de seguir para o show de Marcelo D2 no Fortim do Queijo, em Olinda. As mesas de plástico azul pertencem ao Burburinho, um dos botecos mais autênticos da região central de Recife.
Funciona no térreo de uma daquelas construções seculares da área que foi restaurada uns dez anos atrás. A partir deste sábado, certamente faltará espaço no bar e nas ruas de paralelepípedo para quem qusier conhecê-lo.
Mas se você puder se refrescar com uma Skol gelada e quiser recarregar as baterias, não deixe de passar pelo Burburinho e experimentar também os pastéis de charque ou de três queijos (R$ 3,00), ou o sanduíche de carne de sol com queijo-coalho (R$ 5,50).
Cuide-se e tenha um bom carnaval.
Burburinho. Rua Tomazina, 106, Recife Antigo, tel. (81) 3224-5854.