O vinho da Copa

Se as garrafas já estivessem à venda por aqui, este blogueiro recomendaria que brindássemos com o vinho oficial da Copa de 2010 a cada um dos 3 gols que a Seleção Canarinho marcou ontem contra a Itália.

Elaborados na África do Sul pela vinícola Nederburg, o branco, o tinto e o rosé Twenty10 devem ser lançados em agosto num evento no Museu do Futebol (a confirmar). Os rótulos serão vendidos ao consumidor por R$ 35,00 cada um, importados pela Casa Flora (www.casaflora.com.br).

Não se ouve falar tanto em nosso mercado das etiquetas vindas do país-sede da próxima Copa do Mundo (se compararmos com a quantidade de argentinos, chilenos, portugueses, italianos e franceses), mas as principais importadoras brasileiras mantêm boas opções sulafricanas em seus catálogos (confira alguns endereços no blog do vinho de veja.com).

Oitavo maior produtor de vinhos do mundo, a África do Sul é famosa por cultivar as uvas chenin blanc (branca) e pinotage, uma variedade tinta. Durante o regime do apartheid o país sofreu, merecidamente, sanções internacionais e o produto não podia ser exportado. Não havia quem quisesse comprar.

Com a chegada de Nelson Mandela ao poder, em 1994, a indústria do vinho ganhou impulso. Um ano antes, quando Mandela recebeu o Prêmio Nobel da Paz, celebrou a conquista com um exemplar da região da Península do Cabo.

Feitos com a uva cabernet sauvignon, o tinto e o rosé Twenty10 podem acompanhar bem petiscos como frango assado, uma boa bisteca e queijos como parmesão e brie. Já o branco, sauvignon blanc, deve ir bem com lulas no bafo, pro exemplo.

Para o ano que vem, lembre-se dessas dicas quando estiver – se Deus quiser! – diante da TV pronto para comemorar os gols de Luís Fabiano, Kaká & cia.

1 thought on “O vinho da Copa

  1. OlaAchei ótimo o blog.Mas gostaria de uma informação do autor, o livro que ele fez, como faço para saber mais sobre e foi o processo de realização dele.Um paraiso do swing.www.pandorastudio.com.brEste assunto me interessa, estudo há tempos e tenho um projeto em andamento.No aguardoObrigadaJamile

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s