
Foto: Mario Rodrigues
Na sexta-feira passada, eu e minha namorada levamos uma amiga francesa para tomar um chopinho no Bar Balcão, um dos meus lugares preferidos na região dos Jardins.
É um dos preferidos porque fica a uns seis ou sete quarteirões de casa, logo, posso ir e voltar a pé. Gosto também do astral adulto-cabeça do público que, mesmo disfarçando, não se intimida e dá aquela flertada com o vizinho acomodado naquela ecumênica barra.
Delphine, nossa amiga, logo arregalou os olhos ao saber que sim, aquela gravura de 2,59 de altura por 3,86, é uma autenticíssima pop art de Roy Lichtenstein (1923-1997). Chama-se “Wallpaper With Blue Floor Interior”, foi pintada em 1992 e carrega o número 191 de uma série de 300 unidades (na foto acima, está à esquerda). Foi comprada por Francisco Millan, um dos sócios, em Los Angeles, e colocada ali em 1997 ou 1998, ele não está bem certo.
O que não tive tempo de dizer a Delphine foi que um outro quadro, de 1 metro quadrado, talvez, e que fica na parede voltada para a Melo Alves, foi pintado por Jô Soares. “Esse desenho já está com a minha família há muitos anos”, diz Millan. “Foi pintado na fase em que ele e o [nota do blog: José Roberto] Aguilar trabalhavam meio juntos [fim dos anos 60].”
A imagem, muito bonita, aliás, mostra uma figura de perfil comendo um coração. Ao fundo, há um sol vermelho.
Balcão. Rua Melo Alves, 150, Jardim Paulista, tel. 3063-6091.