
Bar Coronel, em São José dos Campos
Chega às bancas neste fim de semana a nova edição anual de VEJA VALE E MONTANHA “Comer & Beber”, que abrange 590 bares, restaurantes e endereços comidinhas das regiões do Vale do Paraíba, da Serra da Mantiqueira e da Serra da Bocaina.
A partir de amanhã, as novidades podem ser conferidas também no site http://www.vejavaleemontanha.com.br. Nesta que é a mais abrangente publicação da série ‘comer & Beber”, da qual sou editor, há casas recém-inauguradas e lugares tradicionais de cidades como Campos do Jordão, Pindamonhangaba e até de São Luís do Paraitinga, que aos poucos vai se reconstruindo.
Entre os vencedores, o Bar Coronel, de São José dos Campos, fatura mais uma vez o prêmio de melhor boteco e leva também o de melhor cozinha. Instalado em uma esquina de frente para o cemitério, esse botecaço tem um balcão de petiscos sensacional. Lembro-me especialmente dos embutidos e dos queijos, do bom chope e, sobretudo, da alma interiorana que seu ambiente carrega. É um dos grandes exemplares do gênero.
Em pleno bairro da Consolação, a uns 70 passos de casa e a três quarteirões da Avenida Paulista, o Tubaína presta meio que uma homenagem ao interior de São Paulo, tanto no cardápio quanto na carta de tubaínas.

Bar Tubaína, na Consolação
Você leu certo, o bar, que foi inaugurado em setembro de 2009, tem uma carta com cerca de quinze rótulos de tubaína! Nessa lista estão a Cotuba, fabricada em Tanabi, a Etubaína Orlando, de Piracicaba e a Gengibirra Limongi, de Rio das Pedras.
Atire a primeira tampinha quem nunca pediu a avó uns trocados para comprar uma Baré Cola ou uma Simba Limão! Se eu não estiver enganado, lembro que, num tempo em que não havia garrafas PET, esses refrigerantes eram vendidos em vasilhames de cerveja. Tinham, portanto, o dobro de capacidade das garrafas dos outros e custavam bem menos que uma Coca-Cola.
De Ribeirão Preto vem o chope Colorado, muito bom, especialmente o Appia, de trigo (R$ 6,50). Para acompanhar, vale pedir um sanduba (mandei ver num de pernil temperado com o shoyu, muito bom).
Para paladares mais infantis, que tal combinar uma porção de mandiopã com uma Soda Limonada Guarany?
Bar Coronel. Rua Francisco Rafael, 298, centro, tel. (12) 3921-3141, São José dos Campos, www.barcoronel.com.br.
Tubaína. Rua Haddock Lobo, 74, Consolação, tel. 3129-4930, Consolação, São Paulo.
Pelo segundo ano consecutivo o La Galia é indicado como a melhor carne da Montanha,mesmo não ganhando o premio, parabenizo a revista pela revista e deixo a minha critica de que em todas as categorias deveria ter uma relaçao dos indicados, para que o publico possa ter a oportunidade de avaliar a todos os indicados e os premiados.
Saudações.
Paulo Cesar da Costa
Restaurante La Galia
Campos do Jordao-SP
LikeLike
Miguel, bacana te encontrar no Astor e dividirmos um chopinho após tanto tempo. Se tivesse combinado não daria certo. Sei que a vida é corrida, mas te espero aqui pra conhecer a loja e tomar uma comigo. Grande abraço e parabéns pelo blog!
LikeLike
GENTE VENHAM CONFERIR OS BARES E BOTECO DA CIDADE DE SJC E DIGAM SE A PREMIAÇAO ESTA CORRETA !!! BARES QUE NAO GANHAM ESPECIALIDADE DE CHOPP AMBEV..GANHAM DA VEJA O MELHOR CHOPP PRA BEBER!!!TEM ALGO ERRADO NISSO!!!PARABENS AOS GANHADORES ENTAO.
LikeLike
Eu não atiro pedra pq adoro Tubaína! Tenho que ir nesse bar!
LikeLike