Deem uma olhada no vídeo abaixo, que recebi de um amigo. Em seguida voltamos a conversar.
httpv://www.youtube.com/watch?v=auhHl5-6VdY
Assim que vi esse vídeo, lembrei-me do Rong He, sobre o qual escrevi há muito tempo, restaurante chinês localizado no bairro da Liberdade, o Japatown de São Paulo.
Quem quiser encontrar o malabarista do vídeo acima provavelmente terá de viajar meio mundo e procurá-lo em algum restaurante de Xangai ou de Pequim.
Mas àqueles que quiserem conferir um show similar – e ao vivo! – mas com outro malabarista das massas, a dica é baixar no Rong He e conferir as habilidades do chef Yang. Através do vidro que separa a cozinha do salão de decoração simples, ruidoso, o público pode ver Yang esticar, puxar e cortar a massa do macarrão (que será servido ensopado, como os noodles, em diferentes receitas). É um verdadeiro show.
Entre as opções do cardápio, não se deve dispensar o macarrão picante com frutos do mar, bem como outras sugestões que fogem completamente do clichê yakisoba e rolinho primavera. Há muitas opções com essa pasta e pescados, pois a família de Yang é procedente da costa nordeste chinesa.
Além dessa inesperada sessão de malabares e das receitas com as pastas chinesas, o que me deixa com água na boca toda vez que lembro do Rong He é a porção de amendoins apimentados. São graúdos, cozidos, úmidos e temperados com pimenta entre outros condimentos. Para prová-los com alguma bebida, esqueça a cerveja e leve de casa uma garrafa de espumante.
Acredite, esses amendoins merecem um brinde.
Rong He. Rua da Glória, 622-A, Liberdade, tel. (11) 3275-1986.