Siri sem casca e camarão na barquete

Como é bom voltar a um lugar depois de muito tempo e constatar que pouca coisa mudou por ali, não?

Quero dizer, se esse lugar for uma praia como a de Santo André, no sul da Bahia, que revi no fim de semana passado, nenhuma (ou pouca) mudança é benvinda.

Santo André é uma vila de pescadores que pertence ao município de Santa Cruz de Cabrália, 25 quilômetros ao norte de Porto Seguro. Para chegar lá, toma-se a balsa em Cabrália, que leva uns dez minutos para cruzar o Rio João de Tiba, perto da foz, contornando o manguezal. Essa travessia é um bônus do programa, por assim dizer, sobretudo ao por-do-sol.

Cerca de 2 quilômetros à frente do desembaruqe da balsa, à beira da rodovia BA-001, está Santo André, com suas duas ou três ruas de terra, meia dúzia de pousadas, o resort, a praia quase sempre deserta e uns quatro ou cinco restaurantes.

Um desses restaurantes é o Gaivota, que fica a uns 200 metros da foz do Rio João do Tiba. De suas mesas veem-se o subir e descer da maré, o mar ao fundo. Conforme a época, ancoram por ali catamarãs e outros veleiros de pequeno porte, para a curiosidade da criançada local, que passa o dia a tentar a sorte com seus carretéis de linha e anzóis jogados na água.

Gaivota: vista do encontro do rio com o mar

Conheci o Gaivota em 1995, voltei em 2002, 2005 e agora. A caipirinha de abacaxi continua uma delícia, assim como a moqueca. Como o preparo dos pratos é lento, não se deve dispensar de jeito nenhum a casquinha de siri, ou melhor, o siri desfiadinho com farinha, bem temperado, servido no prato.

Enquanto eu me dedicava à casquinha sem casca, olhando para o rio, viajei até Ilhabela (SP), onde está talvez a melhor casquinha de crustáceo do nosso litoral. Falo do Viana, o restaurante à beira-mar que prepara uma sensacional versão do petisco, só que de camarão. Na verdade, a casquinha é uma barquete comestível sobre a qual são dispostos camarões graúdos envoltos num creme que lembra um bobó.

No Viana, aliás, nem é necessário se preocupar em conseguir uma mesa no salão. Convém apenas caprichar na citronela (há umas garrafinhas à disposição) e se acomodar numa das mesinhas de frente para o Canal de São Sebastião.

Seja no gaivota, seja no Viana, a vista para o rio e o mar é cortesia da casa.

Gaivota. Avenida Beira-Rio, s/nº, Santo André, Santa Cruz de Cabrália (BA), tel. (73) 3671-4144.

Viana. Avenida Leonardo Reali, 1560, Viana, Ilhabela (SP), tel. (12) 3896-1089.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s