Amêijoas de Aveiro X berbigões de Florianópolis

Na noite de segunda-feira jantei na Marisqueira Sintra, restaurante eleito como o melhor de cozinha portuguesa na edição 2009-2010 de VEJA SANTA CATARINA ‘Comer & Beber”.

A casa, de ambiente simples e claro, fica de frente para o mar calmo do distrito de Santo Antônio de Lisboa, no norte de Florianópolis, em meio a construções caiadas, remanescentes da colonização açoriana.

Além de mim, no salão estavam o dono do restaurante, um casal e a garçonete, que me trouxe à mesa um cardápio com providenciais imagens – disponíveis também no site da casa – dos pratos servidos ali: receitas com camarão, bacalhau, polvo, pescados diversos e berbigões à bulhão pato.

Ao ver essa sugestão, não tive dúvida, tratei logo de pedir um pratão de berbigão. O berbigão é um marisco de concha pequena, da família do vôngole, muito encontrado na costa catarinense. O tal modo de preparo à bulhão pato é uma referência ao escritor português Raimundo António de Bulhão Pato, que certa vez citou um cozinheiro em um texto. Leva azeite, alho, coentros, sal, pimenta, limão e, em alguns casos, vinho branco.

É um prato muito comum nas marisqueiras típicas de Portugal. Por lá, em vez de berbigão o ingrediente principal é a amêijoa, maiores, mais saborosas e suculentas. Em julho, quando rodei o país de carro, me acabei de tanto comê-las. Estas que estão na foto são de Aveiro, cidadezinha muito bacana a meio caminho entre Coimbra e Porto. Cortada por canais, é conhecida como a Veneza portuguesa.

Bulhão Pato sabia mesmo das coisas.

Marisqueira Sintra. Rua XV de Novembro, 147, Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis, (48) 3234-4219, http://www.marisqueirasintra.com.br

2 thoughts on “Amêijoas de Aveiro X berbigões de Florianópolis

  1. Qdo voltares a terrinha experimente as ameijoas a bulhão pato do Cantinho do Bem Estar no Bairro Alto – Rua do Norte em Lisboa. Ideal: Vinho branco da casa a acompanhar. Nossaaaaaaaaaa deu água na boca.

    Like

  2. Pingback: O Jabuti e os frutos do mar | Boteclando

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s