
foto: Mario Rodrigues
Quinta-feira, 16 de setembro de 2010, 22h30, evento de premiação de VEJA SÃO PAULO “Comer & Beber”: a mestre de cerimônias Fernanda Torres não havia alcançado o terceiro parágrafo do texto que conta a trajetória da Personalidade Gastronômica do ano e as lágrimas já desciam pelo rosto da portuguesa Felicidade Bastos, sentada a poucos metros do palco.
Aos 84 anos de idade, Dona Felicidade recebeu a homenagem – justíssima, diga-se! – graças ao legado boemiogastronômico que vem deixando ao longo dos 75 anos em que vive no Brasil. Dona de uma mercearia na Pompeia, transformou em 1970 o lugar no Pé Pra Fora, um dos botecos mais sensacionais de São Paulo.
Em 1996, tendo dois dos cinco filhos, Toninho e Sergio, como escudeiros, mudou-se para um galpão no trecho em que a Rua Tito é uma ladeira, na Vila Romana, e ali inaugurou a aconchegante casa que leva seu nome: Dona Felicidade.
Da entrada (o bolinho de bacalhau é obrigatório!) à sobremesa – alguém consegue pedir a conta antes de sucumbir ao desmaiado, aquele pudim demaria-mole que só ela consegue acertar o ponto? – a cozinha de Dona Felicidade é puro comfort food, muito antes de esse rótulo ter chegado por aqui.
Dona Felicidade. Rua Tito, 21, Vila Roama, tel. (11) 3864-3866.
Pé pra Fora. Avenida Pompeia, 2517, Sumarezinho, tel. (11) 3672-4154.