Próximo do pódio

foto: Ricardo D'Angelo

Já que o horóscopo me advertiu, tive cuidado ao guiar meu carro e cheguei são e salvo à degustação de ontem no Friccó. Antes de chegar aos vinhos, quero falar rapidamente do menu que o chef e restaurateur Sauro Scarabotta preparou para nosso grupo.

Ainda na área de espera, que fica de frente para a prateleira de vinhos que estão à venda ali, alguns a bons preços, beliscamos umas bruschettas, da qual chamo a atenção para a de patê de fígado com pó de café.

Já à mesa e após a degustação, o jantar começou com um prato com dois recheadíssimos e úmidos raviolonis de ricota, queijo brie e berinjela na manteiga, sálvia e maçã caramelada. Uma delícia, que quase ofuscou a tagliata de contrafilé com molho balsâmico e purê de fava. Tivéssemos escolhido vinhos menos encorpados, talvez fosse o caso.

Mas como o tema era Piemonte, precisávasmos de um pouco mais de sustança para suportar os potentes rótulos. Desta vez, felizmente, fiquei bem longe da lanterna. meu vinho foi o quarto mais bem pontuado na degustação às cegas. Levei, no caso, o Travaglini Gattinara (comprado na importadora World Wine La Pastina), 100% produzido com uvas nebbiolo. Na foto, é o segundo da direita para a esquerda.

Foi um painel sensacional, que começou com um brinde regado ao champanhe Drappier La Grande Sendrée safra 2002 (importadora Zahil).  Terminar setembro em companhia dos meus amigos e desses vinhos foi algo realmente especial.

Que outubro comece e continue assim. Que não nos falte vinho, cerveja e principalmente razões para brindar. E que votemos bem depois de amanhã.

+ Friccò

1 thought on “Próximo do pódio

  1. Prezado Miguel, muito obrigado pelos seus comentários a respeito da comida. Nós (Luciano e eu) amamos poder participar de uma experiência profissional tão enriquecedoura.
    Gostei tanto que postarei em breve no blog do Friccó, contando as minhas impressões de degustar a cega.
    Muito obrigado e podem contar conosco para outros encontros. At. Sauro Scarabotta

    Like

Leave a comment