O Jabuti e os frutos do mar

O balcão do Jabuti / Foto: Gustavo Lourenção

Caramba!, perdi mais uma vez a chance de esclarecer um mistério: se a especialidade da casa é o cardápio de petiscos e frutos do mar, por que o boteco se chama Jabuti?

Pois é, depois de sair da fisioterapia – aliás, a quem interessar possa: nesse interlúdio em que o blog ficou fora do ar, quebrei o tornozelo esquerdo em uma partida de futebol, ganhei uma placa com 11 pinos e mais quatro parafusos -, ontem à noite combinei de tomar um chopinho com um amigo. Como estávamos na região da Vila Mariana, fomos ao Jabuti.

Meu amigo, que é carioca, não conhecia esse botecão. Logo deu seu parecer: “ixto aqui pariéce demaix com os botecox do Rio, de Copa, né não?, tipo o Caranguejo, ali péarrrto do metrô Cantagalo.”

Concordei e disse mais: o Jabuti me remete muito às marisqueiras lisboetas, como o fantástico restaurante Ramiro, e tantas outras casas do gênero espalhadas por Portugal.

Sobre marisqueiras, é bom lembrar, fiz aqui mesmo neste blog uma comparação rápida entre as amêijoas de Portugal e os berbigões que comi na Marisqueira Sintra, em Florianópolis (leia aqui).

Para quem se lembra, o Jabuti é a cara do santista Mar del Plata, da Ponta da Praia, antes da reforma que o deixou “moderno”. O salão envidraçado, fora de moda, é preenchido com mesas e cadeiras simplérrimas. No fundo do salão, sobre o balcão também de vidro, as travessas exibem as porções de polvo, ostra, lula, sardinha, atum e salmão (escabeche e/ou à vinagrete), sem contar os bolinhos de bacalhau enroladinhos, à espera de irem à frigideira.

No canto direito, fica a chopeira. A turma da casa costuma tirar o chopinho à moda carioca, com pouco colarinho, mas não se importa caso você reclame pelos três dedos regulamentares.

Aí é que mora o perigo: você toma três ou quatro copos e esquece de esclarecer com o garçom a dúvida cruel sobre o nome do bar.

Tudo bem, fica para a próxima vez.

Jabuti. Rua Conselheiro Rodrigues Alves, 1315, Vila Mariana, tel. 5549-8304.

2 thoughts on “O Jabuti e os frutos do mar

    • Opa, Adri! Veja se acha justa a troca: quando vier a SP, a ida ao Jabuti fica por minha conta. Quando eu fir a barcelona, você me apresenta o bar do Adrià, hehe! Bjs e abração para o Grande Setti!

      Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s