Um brinde para o Santo padroeiro dos cervejeiros

santo-arnolfo

Esta eu soube hoje, pelo meu amigo Willian, com uma semana de atraso, e fui conferir: dia 18 de julho é o dia de Santo Arnolfo (ou Arnulfo) de Metz, o padroeiro dos cervejeiros.

Santo Arnolfo nasceu em 582 na cidade de Metz, cidade na antiga Gália, atual França, onde foi bispo da Igreja Católica. Como se não bastasse, é um antepassado direto de Carlos Magno, que foi dono de todo o mundo ocidental.

Certa vez, uma peste horrível contaminou a água da região e muita gente ficou doente após consumi-la. Arnolfo, então, sugeriu aos fieis que bebessem cerveja, para evitar o contágio com a doença.

Morreu no dia 18 de julho de 641, em Remiremont. Um ano depois de sua morte, o corpo de Santo Arnolfo foi exumado, para que fosse enterrado na igreja de Metz sua cidade-natal.

Após transportarem os restos mortais, os fieis pararam em uma taberna para comprar cerveja e só havia uma garrafa à venda.

Compraram-na e tiveram, então, que reparti-la.

Milagre!: o líquido da garrafa jamais chegou ao fim, todos puderam saciar a sede e os cervejeiros do mundo ganharam seu santo padroeiro.

É o que diz uma lenda.

Outra versão dá conta que alguns famintos fieis da região rezaram a Santo Arnolfo, pedindo-lhe o que comer. Pouco depois, notaram que seus barris de cerveja estavam cheios da bebida.

A fonte da informação e a origem da foto são do site da Arquidiocese de São Luís do Maranhão (icatolica.com.br)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s