Vai um chivito aí?

chivito

Na mistureba que corre em minhas veias há sangue mineiro, holandês, paraguaio, italiano, alemão e até uruguaio – consta que sou bisneto de Don Miguel Rodriguez, cidadão nascido no Uruguai. Razão pela qual tenho apreço pelo país, pelos seus vinhos, por seu futebol – em especial por Dario Pereyra e Diós Lugano – e por sua gastronomia.

Tenho pra mim que um dos pratos que cabem muito bem aos botecos uruguaios é o chivito, um sanduíche típico do país, criado por um restaurante de Punta del Este nos anos 1940.

A lista de ingredientes desse megassanduíche mais parece uma escalação do Peñarol: filé-mignon (ou outra carne), presunto, queijo, bacon e alface; tomate, maionese e ovo cozido; salada de batatas ou fritas pra acompanhar.

Em São Paulo, o chivito dá até nome a um boteco, o Chivito de Ouro, justamente, que fica na borda da Vila Madalena, numa esquina da Heitor Penteado. São dois salões, que vivem cheios na hora do almoço, graças ao meu do dia – a feijoada do sábado, para 2 pessoas e com 2 bistecas, sai a 51 reais.

 

Pois bem, o Chivito de Ouro já existe há 35 anos e pertence na verdade a um português – não tenho sangue lusitano, mas aqui é uma questão de amor -, segundo me contou o garçom.

Lá nos anos 80, o dono foi passar uns dias no Uruguai, viu o sanduíche e decidiu abrir um bar com esse nome. Ou seja, é um boteco luso-uruguaio.

No Chivito de Ouro são servidas também algumas versões do sandubão: a clássica, por 31 reais; duas opções no prato, como a Big Chivito, que é feita com frango no lugar do filé, e vem embalado num omelete, que faz a função do pão.

Foi esse que comi, o colosso da foto acima, e, vou te dizer, não caiu pesado, até porque mandei ver depois de uma corridinha de 5k. Custou 23 reais e a versão com contra filé sai a 25 reais.

E tem ainda o chivito uruguaio no prato, a 48 reais.

Para beber, fui de Serramalte, a 11,50, mesmo preço da Heineken e da Original. A Paulistânia sai por 12 reais.

Chivito de Ouro. Rua Heitor Penteado, 1565, esquina com a Rua Paulistânia,  Vila Madalena.

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s