On the road: 3 botecos em Campinas

citybar

(Foto: citybar.com.br)

Fim de semana chegou e você não sabe para onde ir? Seus problemas acabaram! Boteclando e SP Cultura de Boteco têm a solução: convoque seu motorista da vez e pé na estrada!, como diria o Kerouac.

E nem precisa ir muito longe, se a ideia for botecar. Pela Bandeirantes ou a Anhanguera, Campinas tem alguns clássicos da boemia paulista.

Minha primeira sugestão é o City Bar, um boteco que, desde que eu o conheci, uns dez anos atrás, vive lotado. Símbolo da boemia campineira, foi inaugurado em 1958 e fica no bairro do Cambuí, com dezenas de mesas na calçada e de frente para uma praça.

A especialidade da casa é o bacalhau, que é a base de torta e, obviamente, do bolinho  – 7 reais cada um, no tamanho regulamentar, mas também há uma porção de minibolinhos por 30 reais. A fatia de torta, por sua vez, sai por 6,80 reais. Além da de bacalhau, tem de frango, de palmito e de frango com catupiry.

Para beber, cerveja: Original e Serramalte, 12 reais a garrafa, sempre gelada.

Outro boteco de que gosto muito é o Nosso Bar, que fica dentro do Mercado Campineiro, no centro de Campinas.

Conheci o Nosso Bar também dez anos atrás e, na época, fiquei fissurado no sanduíche de lombinho e no de aliche que era servdo naquele espaço pequenininho em meio a uma coleção de cervejas muito respeitável.

Pois bem. Passaram-se os anos, o bar deu uma caída, até que mudou de mãos. Os novos donos deram um tapa mas mantêm a alma do lugar.

Hoje são oito bicos de chope expostos no balcão, de frente para as banquetas que ficam lado a lado, no trecho do corredor do mercado, que fica em frente ao bar.

De sete desses bicos saem chope da Cervejaria Campinas – o copo de pilsen sai a 8 reais, por exemplo. O oitavo bico é da irlandesa Guinness, aquela cerveja preta, do tipo stout, com aroma defumado – sai pela bagatela de 38 reais.

Pra comer, tenho duas dicas: o pastelão de bacalhau, por 15 reais, e o sanduíche de aliche, por 23 reais.

E o terceiro botecão que recomendo em Campinas é o Bar do Cação, cuja especialidade é… camarão!

No caso, o camarão-rosa empanado, que vem acompanhado de cubinhos de mussarela empanada e batata frita – sai 18,90 reais .

Pra quem não gosta de pescado e se dá bem com felinos, pode escolher o sanduíche de carne de onça.

É um sanduba típico, na verdade, de Curitiba, feito com carne moída, mas aqui a versão leva carpaccio, cebola, azeitona e temperos e é servida em pedacinhos – sai por 27,90 reais.

Entre as bebidas, chope Brahma, a 7,90 reais.

 

Vai pegar a estrada? Lembre-se: se beber não dirija. Há ônibus de hora em hora entre São Paulo e Campinas.

City Bar. Avenida Júlio Mesquita, 450, cambuí, Campinas.

Nosso Bar. Rua Barão de Jaguara, 988 (Mercado Campineiro), centro, Campinas.

Bar do Cação. Avenida Dputor Armando Sales de Oliveira, 9, taquaral, Campinas.

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s