Dezoito Bar / Foto: Facebook.com/DezoitosRestaurante
Daqui a pouco tem jogão no Canindé, Portuguesa versus XV de Piracicaba, pela Copa Paulista, o que me fez lembrar do Dezoito Bar, um boteco à margem do rio Piracicaba.
O Dezoito, melhor dizendo, é um dos bares que ficam na Rua do Porto, como é conhecida justamente aquela área que concentra bares e restaurantes avarandados na margem do rio que dá nome à cidade e que têm como especialidade a receita de peixe assado no tambor – que nada mais é do que uma churrasqueira em forma de tambor.
São bares com instalações muito simples, e o Dezoito é um deles: mesinhas de plástico sob uma varanda, as árvores, e o rio ao lado – precisa mais?
Além do cenário, vamos dizer, bem interiorano, de algum sossego – ok, nos fins de semana e feriados a área fica cheia – é interessante o sistema de serviço ali.
É assim: o cliente chega, se acomoda, e é convidado a ir até um setor em que os peixes – se não me engano, são todos de água doce – ficam expostos, já abertos e preparados para serem temperados, até que chega a hora de ir para o tambor.
O freguês escolhe o peixe, então, de acordo com o tamanho da fome – ou o tamanho da turma, e olha que a galera vai mesmo em grupos grandes, famílias até lá – e o funcionário espeta uma estacazinha de madeira com o nome do freguês, que volta pra mesa.
E ele paga por quilo: o quilo de piapara sai por 65 reais, o de tambaqui a 67 reais e o lombo de filhote a 90 reais – 1 quilo alimenta quatro pessoas.
Enquanto espera o peixe ser assado, a galera bebe uma cerveja (a garrafa de Serramalte e de Original saem a 11,50 reais), uma caipirinha e proseia, né?
Dezoito Bar: Rua do Porto, 1917, Piracicaba.