O maior torresmo do Brasil

bar-do-tiaoPicolé de torresmo? No Bar do Tião tem / Foto: Divulgação/facebook

 

Quando fui editor das edições Veja Comer & Beber em dezoito regiões brasileiras, entre 2007 e 2010, me divertia muito com os nomes inusitados dos estabelecimentos – em especial do Bar do Pereba, no Vale do Paraíba; e do Contra Filé, um restaurante vegetariano de já não me lembro onde… – e também com os itens, ãhn, criativos que eram servidos em alguns lugares. Havia coisas como pizza de carne-moída, hambúrguer com milho, beterraba, doce de leite, queijo, arroz, feijão, dorval-mengálvio-coutinho-pelé-e-pepe e por aí vai…

Nunca me esqueci, porém, do Bar do Tião, em Jacareí, a 80 quilômetros de São Paulo, e de seu torresmo – nome e petiscos nada criativos ou inusitados.

Acontece que o Bar do Tião talvez faça o que seja o maior torresmo do Brasil.

Cada bitela dessas tem em média uns 14 a 15 centímetros de comprimento – e de puro creme do porco.

 

O Bar do Tião foi aberto 37 anos atrás, e os torresmos ficavam amontoados em uma estufa. Hoje o bar ocupa um sobrado com a fachada pintada de azul, tem um salão grande, embora muito simples, instalado em numa esquina.

A receita e o tamanho do torresmo ganharam respeito, e fizeram do Tião um dos botecos mais famosos do Vale. Atualmente é frito na hora em que o freguês pede, ao preço de 6 reais, e ganhou uma versão também no espeto, igualmente preparada na hora.

Duas versões de uma autêntica iguaria caipira.

Bar do Tião. Avenida Santa Helena, 524, Jacareí, SP.

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s