De volta ao Heinz, em Santos

heinz2A inigualável varanda do Heinz / Foto: Miguel Icassatti

Voltar a Santos é viajar no tempo e rever clássicos como o aquário, o bondinho, os prédios tortos, a ponta da praia, a Vila Belmiro e, claro, restaurantes e bares como o Café Carioca, o Bar do Toninho, o Mar del Plata e, sem dúvida, o Bar Heinz, para mim um dos melhores do mundo, desde e para sempre.

O Heinz… Ah, o Heinz… Eu acho que eu poderia passar uma vida sentado naquela varanda, tomando meu chopinho, só esperando a vida passar.

Para quem não conhece, eu recomendo uma bate-e-volta e uma visita o quanto antes. Se pudermos comparar, eu diria que o Heinz tem semelhanças com bares como o Amigo Leal, o Leo (de antigamente), ambos no centro de São Paulo.

Foi aberto em 1960, a um quarteirão da praia, e meio que mantém a decoraçãoo da época, com mesinhas de madeira, um salão com paredes revestidas de madeira, lustres old fashioned, ventiladores de parede.., o balcão no fundo do salão, uma equipe veterana e um cardápio de execução impecável.

ImageSininho: milhões de chopes / Foto: Miguel Icassatti

Pra começar, o chope é excelente, cremoso, saboroso e tirado com capricho, servido numa taça do tipo Hannover. O tirador de chope, Sininho, acumula, em mais de duas décadas de ofício, certamente alguns milhões de bebidas servidas. Um patrimônio.

 

E o cardápio tem como destaques as receitas de origem alemã: salsichão com salada de batata (49 reais), bolinhos de carne e de calabresa com queijo (5 reais a unidade), eisbein

Nos fins de semana, aí sim, são servidas receitas do mar, como os mariscos lambe-lambe e o caranguejo com molho de tomate e cebola.

Bar Heinz: Rua Doutor Lincoln Feliciano, 104, Boqueirão.

 

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s