Taioba, no sertão de Cambury

05_08_Cultura de Boteco (40)

Eudes Assis, o Sr. Taioba / Foto: Verônica Bertoni/Unibes Cultural

No rasgo que a rodovia Rio-Santos faz ao longo de alguns bairros de São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo, a àrea à esquerda do asfalto (sentido Rio) é geralmente chamada, como se sabe, de Sertão. Há o Sertão do Una, o de Juqueí e o Sertão de Cambury.

É nesse último que está localizada uma das cozinhas mais brilhantes de nosso litoral, comandada por um cara que faz um trabalho muito sério na gastronomia.

Estou falando do chef Eudes Assis e do seu bar-restaurante Taioba Gastronomia, que fica justamente na estradinha que dá acesso ao Sertão de Camburi.

O Eudes é um caiçara, foi chef de um restaurante refinado que existiu em Maresias, o Seu Sebastião, e há dois anos abriu seu próprio negócio.

E ele valoriza, no cardápio, justamente os ingredientes da região. Os pescados, evidentemente, mas também os vegetais, entre eles a taioba, que dá nome ao local.

A taioba é uma folha levemente amarga, abundante nessa região da Serra do Mar, e Vale do Paraiba. Eu comi, certa vez, em Cunha, uma tainha recheada com farofa e taioba, uma delícia!

Então… O Eudes faz um bolinho de taioba que é uma delícia – que o diga minha filha de 2 anos, que comeu uns três – a porção com 8 unidades custa 22 reais.

Outro bolinho muito gostoso, muito meeesmo, é o de mandioca com camarão, que fez parte do cardápio do dia, muito cremoso, uma tentação. E há também bolinho de peixe seco (24 reais).

Para o almoço, pedi uma das opções do dia, no caso, uma levíssima moqueca de camarão com palmito pupunha, arroz de coco e pirão de siri, a 48 reais – acabei por dividir com minha mulher e as meninas, acompanhada de uma porção extra de arroz e uma torta de frango, de massa que desmanchava, muito gostosa (13 reais). Foi uma autêntica refeição tamanho família – não sobrou migalha.

Para beber, a curta mas boa seleção de vinhos, com destaque para os da vinícola Pizzato, brasileira, dão pro gasto.

O Eudes ainda é um dos responsáveis pelo Projeto Buscapé, que vale conhecer e colaborar: atende 120 crianças carentes da região. Um chef de talento e enorme coração.

Taioba Gastronomia. Rua Tijucas, 55 (que é a Estrada do Sertão de Camburi), em Camburi.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s