Sede 261, muito bem-vindo

sede261

Sede 261 / Foto: Daniela Bravin

Hoje, quinta, dia 11 de janeiro, está sendo inaugurado em Pinheiros o Sede 261. “Está sendo” porque a abertura aconteceu às 5 da tarde e estou cá datilografando este texto às 7 e 18 da noite.

O Sede 261 é um (muito bem-vindo) wine-bar criado pelas sommelières Daniela Bravin e Cassia Campos. Tanto a Daniela como a Cassia têm bastante experiência na área. A Dani, por exemplo, foi sommelière dos restaurantes Tappo e ICI Bistro, foi dona do restaurante Bravin e a Cassia fez carreira no grupo Chez.

Juntas, elas mantêm o projeto Sommelier Itinerante, em que levam a diferentes bares e restaurantes, em diferentes datas, algumas garrafas de vinho selecionadas por elas próprias e colocam à venda, em geral por doses (ou taças). Elas criaram também um clube de vinhos, em que o associado paga uma mensalidade e elas enviam para o endereço dele um determinado número de garrafas também garimpadas por elas.

O Sede 261 ocupa uma garagem de um daqueles 19 predinhos de Pinheiros, construído nos anos 40 entre as ruas Teodoro Sampaio e Artur Azevedo. Portanto, é pequeno e bem acolhedor, e no meio do salão há uma mesa comunitária alta, com banquetas ao redor.

A cada semana vai haver uma seleção de cerca de 20 vinhos diferentes, vendidos em garrafas, em taças ou em flights temáticos, por exemplo: “vinhos brancos do Alentejo”, em que serão servidas duas, três ou cinco doses de um vinho branco dessa região de Portugal mediante o pagamento de um valor fixo. Como se fosse uma minidegustação.

Na estreia, três rótulos de vinhos chilenos feitos com a uva País, “trazidas na mala”, conforme contou a Dani no Faceboook.

Estarão à venda, portanto, além de brancos e tintos, os rosés, espumantes, sidras, jerezes e vinhos do Porto e Madeira.

Como não há uma cozinha propriamente dita, a dupla teve algumas boas ideias. Uma delas é estimular as pessoas a pedirem algo para comer por delivery, embora aos sábados haja sempre uma casa convidada a vender algo de comer aos clientes. Em fevereiro, por exemplo, o cardápio traz ostras.

Outra sacada bacana é o projeto Sede 261 Recebe: a cada dois meses o bar vai receber casas convidadas, por onde o Sommelier Itinerante já passou, como a Comedoria Gonzales, o Aizomê, o Brace, entre outras. A estreia vai ser no sábado, 3 de fevereiro.

O Sede 261 funciona às quintas e sextas das 5 da tarde às 10 da noite e aos sábados, do meio-dia às seis da tarde.

Auguri! Saúde!

Sede 261. Rua Benjamin Egas, 261, Pinheiros.

 

 

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s