Bares de discípulos

IMG_2201

Costela do Lewis Bar / Foto: Miguel Icassatti

Por trás daqueles balcões dos botecos tem muita história legal, muita história de sucesso, de gente trabalhadora, criativa, empreendedora, que começou – como se diz por aí – lá de baixo (seja lá o que isso queira dizer, porque todo trabalho é digno, certo?).

Então. Hoje eu quero falar de dois botecos que são discípulos, digamos assim, de outros estabelecimetos. São casos em que, por exemplo, funcionários de determinada casa resolveram pedir as contas pra abrir seu negócio e vêm obtendo sucesso, em casos de verdadeira concorrência “leal”.

O primeiro deles é o Boteco Paramount, em Pinheiros.  Um dos sócios é o Neto, que foi barman do Astor e SubAstor, na Vila Madalena, durante doze anos.

O Neto é especialista em drinques clássicos – em especial gim tônica, que foi, digamos, o drinque do verão passado e que continua sendo bastante consumido nos dias de calor. Ele abriu o Paramount em julho de 2016 e a casa vem sendo realmente um sucesso, sobretudo na happy hour.

Outro bar de um discípulo dos botecos paulistanos é o Lewis Bar, na Vila Romana. O Lewis – na verdade o nome dele é Oscar – foi garçom do Valadares, que é um dos botecos mais clássicos da cidade e um dos meus preferidos. O apelido dele vem da semelhança dele com o campeão olímpico de atletismo Carl Lewis.

Em 2004, o Lewis abriu o boteco bem ao lado do Valadares. O que é interessante é que o convívio é amistoso – tanto que num domingo desses em que estive lá, as mesinahs na calçada se estendiam até a varanda do Valadares, que não trabalha nesse dia.

O cardápio do Lewis é diferente do que é servido no Valadares, embora haja porções semelhantes – a porção mais famosa, e que já foi premiada no Comida di Buteco, é a de pancetta (muito parecida com torresmo).

Há também opções de pratos do dia: eu comi uma boa costela de boi com farofa de feijão de corda e mandioca.

Pra beber, fui de Serramalte, mas há várias opções e também cachaças – embora a carta do Valadares seja maior e melhor.

Boteco Paramount. Rua dos Pinheiros, 1179, Pinheiros.

Lewis Bar. Rua Crasso, 140, esquina com a Faustolo, na Vila Romana

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s