Marina di Vietri / Foto: divulgação Facebook
Da tragédia ao esplendor, Marina di Vietri é uma praia que surgiu em uma noite de 1954, depois que uma enchente destruiu parte da área litorânea da Costa Amalfitana, no trecho entre Vietri e Minori. Detritos e a lama que desceram pelo vale até o mar criaram uma praia belíssima, de cerca de 100 metros apenas, com fundo de areia, antes inexistente. Uma maravilha.
Marina di Vietri empresta o nome a uma cantina muito aconchegante, com as paredes decoradas com fotos e mapas de regiões italianas, e que tem sotaque do sul da Bota.
O Vincenzo Vitale, dono do Marina, é napolitano e craque no preparo dos molhos de massas, em especial o putanesca.
Mas eu costumo ir até lá com um grupo de amigos para petiscar e, inclusive, compartilhar alguns desses pratos de massa.
E, olha, eu acho que é possível passar bem ali só com as entradas – e improvisar uma delas, que é o espaguete ao vôngole e vinho branco, sensacional. Peça um e divida com as pessoas à sua mesa.
Os antepastos são também muito bons: é um mix de tomate assado, cebolinha, berinjela e abobrinha grelhados e curtidos no azeite. Se você começar por isso, não vai querer parar, ainda mais porque vem à mesa com um ótimo pão italiano.
Na sequência, ou junto, vale pedir a salada caprese, com uma bolota linda de mussarela de búfala.
E por fim, também pra compartilhar, o grelhado (ou grigliata) de frutos do mar, com lula, camarão, lagostim, peixe. Tudo cozido no devido ponto. Dá até pra sentir a brisa do mar, anda mais com um vinho branco de companhia.
Marina di Vietri. Rua Comendador Miguel Calfat, 398, Vila Olimpia.