Café Carioca e o centro de Santos

IMG_2329

Café Carioca / Foto. Miguel ICassatti

Sabe aquela história de ir a Roma e não visitar o Papa? Seria pecado? E descer a serra até Santos e não ir à praia, qual seria a penitência? Pois é, adoro Santos. Para caminhar no calçadão da orla e para ir a botecos e endereços clássicos como o Heinz, o Paquito, o Bar do Toninho, o Mar del Plata e o… Café Carioca, bem no centro da cidade, ali no entorno do belo edifício da antiga Bolsa do Café, convertido no Museu do Café, que supermerece uma visita.

O centro de Santos, aliás, tem muita coisa legal pra ser conferida, e não apenas do ponto de vista da boemia ou da gastronomia. Há o bondinho, os prédios históricos e o Museu Pelé, por exemplo.

Mas voltando ao Café Carioca, é um tradicionalíssimo endereço, numa esquina, ao lado da prefeitura, de frente para a praça.

Foi inaugurado em 1939 e suas instalações, o ambiente, o ritmo das conversas parece ter parado naquele tempo que não conhecemos. Piso de lajota vermelha encardido, mesas de madeira antigas (e não à moda antiga), balcão de fórmica… tudo remete àquela época.

Ao longo desses quase 80 anos, viu passar muita gente famosa pelo seu balcão, em especial da política, dada a vizinhança da prefeitura, conforme falamos: Jânio Quadros, Getúlio Vargas, Lula e Mario Covas, esse sim um cliente. Uma amiga querida, a Brasilia Arruda Botelho, que foi chefe do cerimonial do Covas quando ele foi prefeito de São Paulo e depois governador, jura que ele mandava buscar os famosos pasteis no Carioca para ele comer no palácio.

E os pasteis são mesmo o símbolo da casa (custam 6 reais a unidade), são bem recheados e muito bem temperados. São nove sabores, e eu recomendo o de carne e o de camarão. Pra você ter ideia, estive lá com as família e pedi quatro pasteis e depois um dos pratos rápidos, a pescada à moda (com legumes, fritas e arroz), que saiu por 49 reais e todo mundo saiu satisfeito.

Ah, e o chope, na caneca, estava muito gostoso também: 8,50 reais.

E uma dica: aos sábados a partir das 14h, em frente ao bar Bodegaia, no boulevard da rua XV de Novembro, tem um samba muito legal, ao vivo, com feijoada, bem pertinho dali do Carioca. Legal ver que o centro de Santos está tão vivo que até me fez esquecer da praia. Espero ser perdoado.

Café Carioca. Praça Visconde Mauá, 1, centro, Santos, (13) 3219-1745

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s