El Guatón: empanadas chilenas em Pinheiros / Fotos: Miguel Icassatti
Qual a melhor, a empanada argentina ou a chilena?
Para fazer o tira-teima, resolvi provar, no mesmo dia, e praticamente na sequência, a empanada do El Guatón, em Pinheiros, e a do Bar das Empanadas, na Vila Madalena.
O El Guatón é uma casa que foi aberta em 1997, completou 20 anos, portanto. O cardápio traz receitas típicas do Chile, adaptadas ao paladar brasileiro.
Muito antes da modinha do ceviche nos restaurantes peruanos, por exemplo, esse prato já fazia parte do menu do El Guatón. Tem também pastel de choclo, pescado frito e, empanada, é claro.
Empanada de carne do El Guatón
Pra o tira-teima, pedi uma de carne. Ela tem o tamanho e o peso equivalentes quase ao de um pastel de feira. Foi assada na hora, em 8 minutos. Veio, portanto, superquentinha, com recheio bem temperado e um molhinho levemente picante.
Do El Guatón, segui direto para o Empanadas Bar, que é um dos veteranos da Vila Madalena, aberto em 1980 pelo Hugo Ibarzábal, fundador também do Martin Fierro, bom restaurante especializado em carnes, no mesmo bairro. O Hugo morreu em agosto passado.
O Empanadas sempre foi ponto de econtro de estudantes, jornalistas durangos e cineastas. Não à toa há muitos pôsteres de filmes na decoração e até um Kikito, o troféu entregue aos vencedores do Festival de Cinema de Gramado.
Estufa com empanada
Estufa do Bar das Empanadas
Pois bem, ali as empanadas ficam expostas em uma estufa, que é reposta a todo instante, conforme ai sendo esvaziada.
Para poder fazer o tira-teima mais justo, pedi também uma empanada de carne.
Ela é menor que a do El Guatón, tem a massa mais úmida e recheio mais adocicado, por causa da uva-passa no meio da carne.
No fim das contas, qual o veredito?
Vamos lá:
Massa: fico com a do Empanadas
Recheio: El Guatón
Sabor: El Guatón
Bar: Empanadas
Resultado?
Empate, e segue o jogo!
El Guatón. Rua Artur de Azevedo, 906, Pinheiros
Empanadas. Rua Wizard, 489, Vila Madalena