Hot… dog ou pork?

 

IMG_1643

Hot Pork / Foto: Miguel Icassatti

Não vou entrar na discussão acerca da gourmetização do sanduíche, mas o fato é que cada vez menos o lanche feito de pão com salsicha vem sendo um simples lanche de pão com salsicha.

Na cidade do Porto, em Portugal, conheci finalmente um lugar chamado República dos Cachorros. “Finalmente” porque, sempre que pensava em ir pra lá, nas minhas recentes idas à cidade nos anos recentes, acabava me rendendo à Casa Guedes, vizinha, que tem um sanduíche de pernil sensacional (ainda me falta conferir a Santiago, endereço clássico das tradicionais francesinhas, e completar a trinca boêmia da Praça dos Poveiros).

Ali, eu pude comer um gostoso cachorro-quente à moda portuense. Ele leva um pão tipo baguete, uma salsicha caseira (fornecida há décadas por um senhor que prepara com exclusividade para a casa, e recheada de carne de porco), molho picante, queijo. O lanche é prensado na chapa e servido cortadinho, como aperitivo. Paguei 4 euros (uns 16 reais).

Aqui em São Paulo, ouso dizer que o Hot Pork, o cachorro-quente lançado pelo chef Jeferson Rueda, no centro, é um divisor de águas.

O sanduíche é servido num pão tostado de 16 centímetros de comprimento e uma salsicha feita ali mesmo, na lanchonete fica numa esquina atrás do prédio do antigo HIlton, só com carne de porco. Os temperos (ou acompanhamentos) incluem ketchup de maçã com especiarias, mostarda fermentada com maionese e tucupi e, bem à moda dos hot-dogs das esquinas nova-iorquinas, um picles de cebola roxa. Custa 15 reais.

Pra acompanhar o lanche, eu recomendo a cerveja da casa, levemente adocicada e refrescante, a WitPork, que sai a 12 reais.

Na minha opinião, nem o lanche da República dos Cachorros nem o Hot Pork são os melhores cachorros-quentes do mundo. São gostosos, levam ingredientes da melhor qualidade, mas jamais terão o sabor do dogão ordinário vendido na saída do Morumbi, que a gente come feliz da vida depois de uma vitória do Tricolor.

Hot Pork. Rua Bento Freitas, 454, Centro.

República dos Cachorros. Praça dos Poveiros, 30, Porto.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s