Mortadela Brasil, no Mercadão

pernil-artesanal-com-molho-especial

Quando eu nasci, meus pais moravam na Rua da Cantareira, na região central, a dois quarteirões do Mercado Municipal. Por isso, tenho muitas e boas lembranças, as mais antigas e carinhosas, dali. Eu costumava ir com meu avô até lá para comprar alpiste pros dois periquitos que nós tínhamos, e que fugiram, e me lembro bem dos animais vivos, que naquela época, ainda eram vendidos ali: pato, marreco, coelho, galinha…

Pois, com a revitalização do mercado e a construção do mezanino na gestão da Marta Suplicy, em 2004, passei imediatamente a frequentar os bares que foram montados ali: o Elidio, por exemplo, e o Mortadela Brasil.

E é do Mortadela Brasil que eu quero falar novamente. Assim como os outros botecos famosos do mercado, como o Hocca e o Bar do Mané, que é o mais antigo, o Mortadela Brasil serve aqueles sanduichões exagerados que são o objeto de desejo dos turistas.

O de pernil artesanal (foto), por exemplo, tem um recheio enorme, de carne macia – aliás, o fornecedor é o Porco Feliz, um dos açougues mais tradicionais do Mercadão – e uma receita de mais de 50 anos, da família dos donos. Custa 30 reais.

Mas eles têm também opções para os fracotes, como a versão Junior do sanduíche de mortadela: vem no pão francês e com menos recheio. Tem 100 gramas e custa 21 reais.

Desta vez em que estive lá, provei o pastel de camarão com catupiry, que tem nada menos do que 20 camarões no recheio. É mole? Custa 27 reais e, na boa, duas pessoas comem.

Aliás, minha sugestão é esta: se você estiver em um grupo, compartilhe os lanches e os pasteis, porque assim vai poder provar um pouco de cada coisa sem ter de descer, rolando, a escada do mezanino.

Para beber, chope Brahma a 10 reais, aliás, um dos mais bem tirados da cidade.

Mortadela Brasil. Rua da Cantareira, mezanino, box 4.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s